Montanhismo


O que é o Montanhismo?

O montanhismo é uma atividade desportiva que se baseia no acto de atravessar montanhas, com ou sem a utilização de equipamentos. O termo geralmente é confundido com alpinismo, devido às famosas conquistas dos Alpes.

Quem pratica o desporto deseja entrar em perfeito contacto com a natureza, usufruindo tudo o que ela pode oferecer sem a prejudicar.

História do Montanhismo

O montanhismo moderno deve muito a dois franceses que em 8 de Agosto de 1786 chegaram ao ponto mais alto do Mont Blanc, na Europa. Esse foi o marco do desporto e a partir da conquista dessa montanha novos desafios foram traçados e sendo conquistados.

Mas foi no final do século XIX e início do século XX que houve uma grande explosão do montanhismo. Os ingleses, em 1868 conquistaram os principais picos do Cáucaso, e em 1897 na Cordilheira dos Andes, o Chimborazo e o Aconcágua.

O Monte Everest, ponto mais alto da terra, com 8.872 metros, foi conquistado por dois montanhistas, o neozelandês Edward Hillary e o nepalês Tesing Norkay, em 1953. Na época este feito foi considerado um acto extremo de bravura e coragem.
​​
A conquista do Everest encerrou um período de conquistas e abriu espaço a novos objectivos.
​​
Montanhismo no GEM

Desde a formação do GEM que o montanhismo é praticado nas suas várias vertentes, que tanto podem tomar a forma de pedestrianismo (trekking), ou de travessias. Estas últimas são especialmente exigentes para o praticante, que se vê confrontado com uma maior dificuldade ao nível da resistência, pois implicam sempre um percurso em autonomia de dezenas de quilómetros durante vários dias.​​
INICIO​​​
TOP​O​​​​​​​​​