​​
Iniciação à Espeleologia

Curso de Iniciação à Espeleologia (Nível I FPE)

​​
O Curso Nível I de Espeleologia ė um curso de descoberta da espeleologia vocacionado para a sensibilização, informação sobre a prática de espeleologia e conhecimento do meio subterrâneo.

Habitualmente tem a duração de dois dias, incluindo a visita a uma cavidade, mas não confere credenciação técnica.

​​​​​​​
Calendário e Inscrições

​​​​​​​​​​​​​
Veja no ​ plano de atividades as próximas formações de Iniciação à Espeleologia. Para marcações de grupos ou outras datas contacte o GEM através do geral@gem.pt .

Valor de inscrição : 40 euros (inclui: equipamento individual e coletivo de segurança, seguro pessoal, quota de sócio temporário, e certificado de formação).

Formulário de Inscrição : Para se inscrever na formação deverá efetuar o pedido para  geral@gem.pt  dentro do prazo de inscrição, juntamente com o comprovativo do pagamento do valor de inscrição , de acordo com as instruções do folheto de divulgação da formação. Se não for sócio GEM, deverá incluir no pedido a  proposta de sócio aderente  preenchida por completo.

​​​​
Material Individual para a formação

​​
Vestuário
O formando deverá vestir roupa e calçado adequado a uma atividade de exploração. Este tipo de vestuário é absolutamente diferente de roupa de campo/viagem. A utilização de fato de macaco e galochas será a opção ideal, em alternativa pode-se usar roupa completa de manga comprida e calças, preferencialmente velha, porque poderá ficar inutilizável. O uso de fato de treino e botas com sola de borracha é mais adequado do que jeans e ténis. O calçado deverá possuir rasto saliente. As mãos devem ser protegidas com luvas de trabalho ou jardinagem.

​No interior da gruta, por razões de segurança não é permitida utilização de roupa com cotovelos e joelhos à mostra, sapatos com sola lisa e adornos (pulseiras, brincos, anéis ou piercings). Os cabelos compridos não podem estar soltos, tranças ou rabos de cavalo deverão estar apanhados, não pode ser colocado gel no cabelo, nem se admite unhas compridas, de gel e afins. Recomenda-se levar uma muda de roupa interior, porque no interior de uma gruta toda a roupa está sujeita a ficar enlameada ou molhada. Adverte-se que a roupa utilizada na gruta pode ficar manchada definitivamente.

Iluminação Pessoal de Socorro
A opção ideal é uma lanterna frontal, de colocar na cabeça, sendo admissível uma lanterna de emergência de manivela (sem pilhas) ou uma pequena lanterna de mão, de tamanho médio. Não são aceites lanternas tipo caneta, nem lanternas pesadas ou de grande porte. É importante verificar previamente se as pilhas têm a carga completa.

Alimentação
O formando deverá levar alimentação para o almoço ou lanche e bebidas (água, bebidas isotónicas, chá, sumos). Em tempo quente deverá levar ainda mais água (garrafa de 1,5L). Tanto na gruta como no caminho de aproximação não há possibilidade de paragens em supermercados, restaurantes ou cafés.

Roupa de Viagem
O vestuário a levar para a viagem deverá ser confortável e de acordo com o clima da época.  Dependendo da estação o formando deverá levar impermeável, agasalho, gorro, corta vento ou chapéu.
Quanto ao calçado, preferencialmente deverão ser utilizadas botas de trekking, sendo proibida a utilização de sapatos de salto alto e sandálias.
INICIO​​​
TOP​O​​​​​​​​​