​​
Climatologia

ECGPC - Estudo Climatológico das Grutas de Portugal Continental

​​​Inicio: 1-10-2008
Tempo de execução: 10 anos


Introdução

Este projeto nasce da necessidade de aferição e validação dos dados climatológicos existentes até ao presente recolhidos em meio cavernícola. Nos vários estudos de espeleogénese são referidos valores observados casuisticamente e recolhidos com equipamentos e condições não determinadas.

O Planeta terra encontra-se num momento chave de alteração climática. A mudança que está a surgir não é só por força do fim duma era Glaciar mas pela intervenção não sustentada do Homem.

As grutas guardam uma parte importante da História climática do Planeta, preservando os momentos das mudanças Climáticas do Planeta Terra.
Neste estudo pretende-se usar as grutas para fazer uma recolha sistemática de dados de temperatura e humidade. Os dados recolhidos devem ser usados para estudo comparativo e relacional com as ocorrências climáticas à superfície.​​
​​
​Objetivo

A recolha dos dados de temperatura e humidade, será feita nas grutas seleccionadas nas regiões de Serra de Sicó, Serra de Aire e Candeeiros, Serra de Montejunto, Concelho de Sintra, Serra da Arrábida e Algarve. A periodicidade da recolha dos dados será efectuada em 3 períodos de 4 meses dividida pelo ano.

As visitas às grutas são de acordo com o Plano de Atividades. O GEM recolhe dados em todas as atividades espeleológicas que esteja inserido. O estudo efetuado deve servir de suporte à comunidade científica. O período de 5 anos será considerado um período mínimo para publicação dos dados preliminares do estudo.
INICIO​​​
TOP​O​​​​​​​​​